terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Enfim, GRÁ-VI-DA!!!


Sim! Grávida! E agora? O que muda na minha vida? Para quem vou contar? Paro de me exercitar? Posso fazer dieta? Em qual teste devo confiar?

Agora é dada a largada para uma nova vida. Novos olhares, novos sentimentos, um novo amor. Agora que você carrega um serzinho tão frágil dentro de si, alguns hábitos devem ser modificados.
Caso você se exercite, diminua a carga durante os três primeiros meses (período em que ha o maior risco de aborto espontâneo), evite fortes emoções, se cansar e fazer grandes esforços. Dê espaço para a leveza, alegria, positividade, você será mamãe! E você já contou para alguém? Se você é daquelas supersticiosas que só contam após 3 meses, boca fechada e tente controlar ao máximo seus hormônios, por que ao contrário de você eles irão GRITAR!!! Mas se você é daquelas e não consegue segurar uma alegria dentro de sí, pegue logo a sua agenda e compartilhe essa felicidade para o mundo!


Mas você engravidou acima do peso e morre de medo de ficar uma ORCA da vida. Pois fique sabendo que este não é momento de fazer dietas. Grávidas são PROIBIDAS de fazer dieta. Porém, converse com a sua GO que ela lhe indicará uma nutricionista para acompanhar a sua alimentação.

E o teste, será que posso confiar? Quando estamos desconfiadas e ansiosas para descobrir se estamos grávidas, normalmente não queremos aguardar um consulta para fazer o exame de sangue e corremos para a primeira farmácia e compramos o teste da urina. Este teste só erra se der negativo, mas se der positivo significa que no seu sangue tem a presença do hormônio HCG que só é liberado na formação da placenta. Ou seja, se esse hormônio está na sua urina... batata! Você será a mais nova mamãe do pedaço. Claro que você não deve deixar de se certificar e procurar a sua GO. Ela irá lhe passar o Beta Quantitativo e uma ultra intra-vaginal. Ambos, lhe darão o tempo de gestação, porem no ultimo (ultra intravaginal), lhe dará informações mais complexas. Fora uma bateria de exames de urina, sangue e tudo que você tem direito. se anime por que muitos exames lhe aguardam.


E com quanto tempo você está? Sua gestação será contada em semanas. Mas como assim semanas? A conta não é em meses? Essa é outra novidade para você.
Para os especialistas, a gravidez dura 40 semanas, ou 280 dias, contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. A conta é feita a partir desse dia porque é impossível saber o dia exato em que ocorreu a concepção, ou seja, quando o espermatozóide fecundou o óvulo, o que acontece aproximadamente duas semanas após, no caso de mulheres que têm um ciclo menstrual de 28 dias. Na verdade a gravidez dura 38 semanas, contadas a partir do dia da concepção, mas oficialmente a gravidez começa 2 semanas antes. 
Isso é uma conta sua e do médico, por que seus familiares não entenderão quando você lhes disser: Estou com 8 semanas! Bah! Eles te olharão com aquela cara de: - Essa menina está doida!. Para evitar que achem que você já enlouqueceu antes do seu filho nascer, você faz a conta na cabeça e responde em meses. Matematicamente funciona assim:
Tomando como base o mês de 4 semanas,
Se você esta de 1 a 4 semanas, você está de 1 mês;
Se você esta de 5 a 8 semanas, você está de 2 meses;
Se você esta de 9 a 12 semanas, você está de 3 meses;
Se você esta de 13 a 16 semanas, você está de 4 meses;  
Se você esta de 17 a 20 semanas, você está de 5 meses;
Se você esta de 21 a 24 semanas, você está de 6 meses;
Se você esta de 25 a 28 semanas, você está de 7 meses;   
Se você esta de 29 a 32 semanas, você está de 8 meses;  
Se você esta de 33 a 36 semanas, você está de 9 meses;    
Se você esta de 37 a 40 semanas, você está de 10 meses;  


Faça a conta nesse link abaixo, (seguro - Site Baby Center Brasil):


A partir de 37 semanas o seu bebê deixará de ser prematuro e poderá nascer a qualquer momento.
Mas então eu vou parir de 10 meses? É minha querida, quase um ano para ter seu filho em seus braços. Mas vai passar logo, curta todos o momentos, a primeira mexida, o primeiro chute, a barriga mudar de forma, as dores... Tudo isso faz parte da formação do laço entre você e seu bebê.

O importante é amar seu bebê que já está dentro de você sentindo, ouvindo, compartilhando todas as suas emoções com você. Aproveite para ficar ao lado de quem ama,  viva esse momento tão especial que é tão curto e não volta mais.

Maria, a mãe de Artur

Acompanhe mais sobre: GRAVIDEZ EM TRÊS TRIMESTRES.

 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PENSANDO EM ENGRAVIDAR?




Toda mulher sonha com esse momento. Desde a infância que nós brincamos de sermos a mamãe de nossas bonecas. Ser mãe é um ato de coragem e entrega. Amor sem troca, sublime!

Ter filho é bom demais, inigualável! Depois que você tiver seu pimpolho nos braços você vai se perguntar? -- Por que não fiz isso antes? Sabe aquela frase que a gente cansa de ouvir? - Só mãe mesmo!... A querida, essa mãe será você. Tudo que você um dia disse que não faria quando tivesse seu filho, depois que você tiver vai tudo por água a baixo. Quando você perceber você vai estar igual a vovó que faz todas as vontades. Mas como negar se eles são uma delícia e sabem bem como nos ganhar?






Por outro lado, ter um filho significa que você dará um  grande passo em sua vida e deve ser decidido com muita cautela e racionalidade.
É interessante pensar em um lar confortável, equilibrado e se for possível, financeiramente estável.
Sei que quando a vontade vem, é arrebatador. Mas pensem antes por que é um plano que mudará sua vida totalmente e dividirá ela entre o antes e o depois de ter filho.
Se for casada, o ideal é que seja uma decisão dos dois. Vocês vão precisar estar juntos nos momentos de dificuldades.
É importante dizer que, para os casados, namorem muito antes de tomar essa decisão. A vida do casal muda muito depois da chegada do bebê. E nenhum conselho ou leitura vai te preparar para este momento. Somente a experiencia vai lhe preparar para ser esposa e mãe.
Vai chegar o momento em que seus hormônios lhe subirão pela cabeça e o seu extinto maternal virá a tona.
O primeiro a sofrer com isso? Seu marido! Pois é meninas, eles sofrem e muito! Não é teatro deles não, sofrem mesmo! Pense que antes você era a sedutora, namoradinha dele e agora você só anda arrasada, com sono, por um fio e o que é pior, esqueceu dele, ou melhor, não encontra mais tempo para ele. Você até quer mais a vida de nova mãe é muito atarefada e você está sempre ocupada com o bebê!!!
Por isso é importante a sua disposição para que o casamento não se acabe e nem a criança seja vitima da sua decisão.
Existe uma verdade dura. O índice de divórcios entre casais quem tem filhos é altíssimo, exatamente por que  o casal não sabe administrar a chegada do filho com a vida conjugal.  Especialistas recomendam que casais que estão vivendo esta crise, experimentem pensar no divórcio após a criança completar seus 2 anos de idade. Idade essa em que a criança deixa a mãe mais a vontade, com tempo para ela e por tabela, tempo para cuidar do marido que agora, mais do que nunca, precisa de atenção.
Então mulherada, se você é daquelas que acha que filho segura casamento.... Pule fora desse plano!!!



Ser mãe também é divertido! Você mudará seu nome! O meu mudou. Não sou mais Maria. Sou a mãe de Artur. - Chama a mãe de Artur! Já sei que sou euzinha aqui.
Ter filho é grandioso demais. Nos engrandece, enriquece, amadurece, nos torna seres melhores. Por falar em seres melhores, quando seu filho nascer você vai se perguntar: - Por que o mundo é tão cruel?
Pois é gente, é isso que faz ser mãe ser tão especial. Mudar o mundo para melhor! A gente vai tentar ser e criar um filho decentemente com todos aqueles protocolos de retidão.



Agora que você já leu tudo isso e  está mais que decidida em ter seu pimpolhinho ou pimpolhinha ou pimpolhinhos (rs), o primeiro passo é ir no GO (Ginecologista Obstetra). Eu aconselho buscar um Ginecologista que faça o parto, assim, naquele momento tão importante, você terá ao seu lado alguém que cuidou de vocês durante 9 meses.
Chegando ao GO ele te passará uma bateria de exames e mandará você tomar Sulfato Ferroso durante 3 meses consecutivos  Esse medicamento, ajudará na formação do seu bebê nos primeiros meses, por isso a importância dele.



Passado os três meses, vá treinar!!! Treine bastante com seu marido. Beije muito, namore muito, vá ao cinema, saia a noite, leia livros, saia com os amigos e durma! Durma o quanto você puder, por que depois você vai implorar por aquela noite inteira de sono e não vai achar!!



Já curtiu? Já beijou? O bebê ta na barriga? Aê!!! Ondas de emoções vão invadir a sua alma e a sua vida.


Agora, semana após semana, você descobrirá a maravilha de ser mãe e do poder de Deus dentro de você.
Até mais!

Maria, A mãe de Artur.


Acompanhe mais sobre...

Enfim, GRÁ-VI-DA!!!