Sim! Grávida! E agora? O que muda na minha vida? Para quem vou contar? Paro de me exercitar? Posso fazer dieta? Em qual teste devo confiar?
Agora é dada a largada para uma nova vida. Novos olhares, novos sentimentos, um novo amor. Agora que você carrega um serzinho tão frágil dentro de si, alguns hábitos devem ser modificados.
Caso você se exercite, diminua a carga durante os três primeiros meses (período em que ha o maior risco de aborto espontâneo), evite fortes emoções, se cansar e fazer grandes esforços. Dê espaço para a leveza, alegria, positividade, você será mamãe! E você já contou para alguém? Se você é daquelas supersticiosas que só contam após 3 meses, boca fechada e tente controlar ao máximo seus hormônios, por que ao contrário de você eles irão GRITAR!!! Mas se você é daquelas e não consegue segurar uma alegria dentro de sí, pegue logo a sua agenda e compartilhe essa felicidade para o mundo!
Mas você engravidou acima do peso e morre de medo de ficar uma ORCA da vida. Pois fique sabendo que este não é momento de fazer dietas. Grávidas são PROIBIDAS de fazer dieta. Porém, converse com a sua GO que ela lhe indicará uma nutricionista para acompanhar a sua alimentação.
E o teste, será que posso confiar? Quando estamos desconfiadas e ansiosas para descobrir se estamos grávidas, normalmente não queremos aguardar um consulta para fazer o exame de sangue e corremos para a primeira farmácia e compramos o teste da urina. Este teste só erra se der negativo, mas se der positivo significa que no seu sangue tem a presença do hormônio HCG que só é liberado na formação da placenta. Ou seja, se esse hormônio está na sua urina... batata! Você será a mais nova mamãe do pedaço. Claro que você não deve deixar de se certificar e procurar a sua GO. Ela irá lhe passar o Beta Quantitativo e uma ultra intra-vaginal. Ambos, lhe darão o tempo de gestação, porem no ultimo (ultra intravaginal), lhe dará informações mais complexas. Fora uma bateria de exames de urina, sangue e tudo que você tem direito. se anime por que muitos exames lhe aguardam.
E com quanto tempo você está? Sua gestação será contada em semanas. Mas como assim semanas? A conta não é em meses? Essa é outra novidade para você.
Para os especialistas, a gravidez dura 40 semanas, ou 280
dias, contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. A conta é
feita a partir desse dia porque é impossível saber o dia exato em que
ocorreu a concepção, ou seja, quando o espermatozóide fecundou o óvulo, o
que acontece aproximadamente duas semanas após, no caso de mulheres que
têm um ciclo menstrual de 28 dias. Na verdade a gravidez dura 38
semanas, contadas a partir do dia da concepção, mas oficialmente a
gravidez começa 2 semanas antes.
Isso é uma conta sua e do médico, por que seus familiares não entenderão quando você lhes disser: Estou com 8 semanas! Bah! Eles te olharão com aquela cara de: - Essa menina está doida!. Para evitar que achem que você já enlouqueceu antes do seu filho nascer, você faz a conta na cabeça e responde em meses. Matematicamente funciona assim:
Tomando como base o mês de 4 semanas,
Se você esta de 1 a 4 semanas, você está de 1 mês;
Se você esta de 5 a 8 semanas, você está de 2 meses;
Se você esta de 9 a 12 semanas, você está de 3 meses;
Se você esta de 13 a 16 semanas, você está de 4 meses;
Se você esta de 17 a 20 semanas, você está de 5 meses;
Se você esta de 21 a 24 semanas, você está de 6 meses;
Se você esta de 25 a 28 semanas, você está de 7 meses;
Se você esta de 29 a 32 semanas, você está de 8 meses;
Se você esta de 33 a 36 semanas, você está de 9 meses;
Se você esta de 37 a 40 semanas, você está de 10 meses;
Faça a conta nesse link abaixo, (seguro - Site Baby Center Brasil):
Faça a conta nesse link abaixo, (seguro - Site Baby Center Brasil):
A partir de 37 semanas o seu bebê deixará de ser prematuro e poderá nascer a qualquer momento.
Mas então eu vou parir de 10 meses? É minha querida, quase um ano para ter seu filho em seus braços. Mas vai passar logo, curta todos o momentos, a primeira mexida, o primeiro chute, a barriga mudar de forma, as dores... Tudo isso faz parte da formação do laço entre você e seu bebê.
O importante é amar seu bebê que já está dentro de você sentindo, ouvindo, compartilhando todas as suas emoções com você. Aproveite para ficar ao lado de quem ama, viva esse momento tão especial que é tão curto e não volta mais.
Maria, a mãe de Artur
Acompanhe mais sobre: GRAVIDEZ EM TRÊS TRIMESTRES.




Nenhum comentário:
Postar um comentário